O passado e o futuro de Macaé nas suas construções

Além das belezas naturais, a cidade conta sua história e mira o futuro nas suas construções

Por Luiz Paulo em 29/07/2023 às 12:55:29

Obelisco do Petróleo recebe a quem chega à capital nacional do petróleo

A nossa bela cidade de Macaé está completando 210 anos. Eu e outras tantas pessoas escolhemos de coração a cálida cidade, princesinha do Atlântico e capital nacional do petróleo. Muitas vezes, no corre-corre do dia a dia deixamos passar batido as joias da arquitetura que nos orgulham do passado e que pulsam o futuro da cidade.

Claro, não devemos e não podemos tampar o sol com a peneira, existem muitos problemas relacionados à conservação. Já perdemos belos prédios, como o palácio do Urubu, mas hoje é dia de celebração, mas vamos deixar na caixinha de sugestões a pauta sobre a conservação do patrimônio.

IGREJA DE SANT"ANNA

Pra começo de conversa, a vista desse lugar é incrível. Não à toa que os Jesuítas estabeleceram-se a partir de 1634 neste local, no morro de Sant"Anna. Construíram no alto do morro um colégio, ao lado de uma capela e de um cemitério, que ainda hoje guarda os restos mortais de alguns jesuítas.

Em 1759, a fazenda foi incorporada aos bens da coroa pelo desembargador João Cardoso de Menezes, nesta ocasião os jesuítas foram expulsos do Brasil, imposição feita pelo Marques de Pombal.

A igreja de Sant"Anna foi fundada em 1896 e é um patrimônio da nossa cidade. Um fato curioso diz que pescadores encontram na ilha de Sant"Anna a imagem que foi colocada no altar, e desapareceu misteriosamente no dia seguinte. Alguns dias depois foi encontrada e levada novamente para o lugar. O fato teria ocorrido ainda outras duas vezes. Os devotos da santa concluíram depois da terceira fuga que ela sentia saudades da ilha (avistada da igreja). A porta que dava vista para a ilha foi fechada, fazendo a abertura ao lado oposto.

No alto do morro de São Jorge, a Igreja de Santana e guardiã das mudanças que ocorreram na cidade desde a sua fundação.

SOLAR DOS MELLOS

O Solar do Mellos, localizado no Centro da cidade é o local que abriga o Museu da Cidade. Aberto à visitação do público, de forma gratuita, o chalé que tem estilo romântico e gótico foi construído em 1891 pelo coronel Bento de Araújo e em 1911 foi comprado pelo jornalista e comerciante Cezar Mello, para ser sua residência.


Prefeitura Municipal de Macaé

FORTE MARECHAL HERMES

Originária do Forte Santo Antônio do Monte Frio, instalado no início do século XVII para dar proteção ao Porto de Macaé, a bateria Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi a primeira construída por ordem do próprio Marechal, inaugurada no dia 15 de abril de 1910.

Forte Marechal Hermes | Mapa de Cultura RJ

SOCIEDADE MUSICAL NOVA AURORA

Fundada em 08 de junho de 1873, teve sua sede edificada entre 1889/1891. Ainda hoje abriga Escola de Música, Banda e a Capela dedicada à Santa Cecília. É tida como um belo exemplo da arquitetura do século XIX.


SOCIEDADE MUSICAL LYRA DOS CONSPIRADORES

Também não se pode deixar de registrar a histórica, Lyra dos Conspiradores. Fundada em 25 de dezembro de 1882, a sociedade centenária "rivaliza" com a Sociedade Nova Aurora. Há um episódio na cidade que na comemoração do centenário da cidade as bandas de Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores tocavam na praça Veríssimo de Melo, mas ninguém queria ser a primeira a parar - já no dia seguinte precisou ter a intervenção policial para que as bandas parassem de tocar. Imagina só!

Nenhuma descrição de foto disponível.


IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

Uma típica igreja como as igrejas erguidas nas cidades no Brasil, uma igreja a frente de uma praça, a igreja de São João Batista, que é padroeiro da cidade de Macaé, cujo o dia se comemora no dia 24 de junho, foi durante muitos anos a única em Macaé, depois da expulsão dos Jesuítas do Brasil. A igreja de Sant'Anna ficou sem atividades pastorais, fortalecendo a paróquia de São João Batista como Matriz. A igreja colonial de 1812 é uma das igrejas mais frequentadas da cidade.

Imagem de São João Batista, padroeiro de Macaé, sairá pelas ruas da cidade nesta quarta-feira (24) – Clique Diário


MUSEU DO LEGISLATIVO

O prédio que atualmente abriga o Museu do Legislativo era a Câmara dos Vereadores de Macaé. A construção do século XIX, após ser residência de algumas autoridades, passou a ser entre 1910 e 1993 sede do Legislativo e do Executivo. Em 2013 a Câmara dos Vereadores foi transferida para um prédio novo e moderno e em 2016 o local passou a abrigar o museu do legislativo.

Museu do Legislativo de Macaé ganhará companhia de Escola e Biblioteca após aprovação de projeto na Câmara – Clique Diário


MERCADO MUNICIPAL DE PEIXES

Uma das marcas registradas da cidade de Macaé, o mercado de peixes é um local de história e encontros. Macaé que já teve a atividade pesqueira como principal motor da economia, todavia tem no local um importante pólo de comercialização de peixes e frutos do mar. O mercado, localizado no estuário do rio Macaé comercializa aproximadamente 20 toneladas de peixes por mês. Funcionando desde 1924, o mercado foi remodelado e reinaugurado em 2015.


Prefeitura Municipal de Macaé


"FAROL VELHO" OU FAROLITO

Emblemático local de visitação, o antigo farol é patrimônio cultural do município. Localizado em um rochedo costeiro na praia de Imbetiba, na extensão conhecida como Praia do Cantinho, o farol foi construído em 1880, pela companhia Macaé-Campos quando operava a ligação marítima entre Macaé e a corte, no Rio de Janeiro, escoando a produção agrícola de Macaé e também da baixada campista.




SOLAR DE MONTE ELÍSIO

O solar de Monte Elísio foi erguido no sopé de uma pequena elevação onde hoje é o Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo). A construção de 1852, em estilo neoclássico possui uma bela escada de madeira, feita sem pregos, apenas com técnicas de encaixe. A casa de verão de Visconde de Araújo possui telhas francesas, madeiramento em pinho de riga e acabamentos de luxo e decorativos.



Macaé também mira o futuro, então, acompanhando a evolução do tempo, Macaé tem também edifícios mais recentes, modernos, contemporâneos que colocam a cidade em uma posição privilegiada no turismo e nos negócios.

CENTRO DE CONVENÇÕES

Localizado no bairro do Barreto, porção Norte da cidade, o pavilhão que possui 110 mil é o terceiro maior do Estado do Rio de Janeiro. O pavilhão conta com auditórios, sala de imprensa e tem estação de tratamento de esgoto própria. O local que se encontra em reforma, sediou a 3ª maior feira Offshore do mundo com mais de 51 mil profissionais, 700 expositores. Após a reforma o local deve voltar a abrigar eventos e shows para trazer mais atrações no calendário de Macaé.


Prefeitura de Macaé anuncia obras de reforma do Centro de Convenções e da Praça da Vila Badejo – Clique Diário


GINÁSIO POLIESPORTIVO

Importante equipamento de esportes da cidade, o Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt também se encontra em reformas. Já abrigou partidas a nível nacional como a seleção brasileira de futsal e de vôlei, localizado no bairro do Sol Y Mar a arena tem capacidade para 5 mil lugares (sendo 3 mil sentadas), vestiários, enfermaria, academia, área vip e outras dependências que depois de recuperadas devem dar uma nova injeção aos eventos esportivos na cidade.


Ginásio Poliesportivo - Prefeitura de Macaé


PAÇO MUNICIPAL

Localizado no Centro da Cidade, na Avenida Presidente Sodré, mais conhecida como Rua da Praia e que fica às margens do Rio Macaé, tem arrojadas linhas que saíram do escritório do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, em 1985.


Prefeitura Municipal de Macaé


Desejo à Macaé e a todos que aqui nasceram ou que vieram morar aqui e adotaram como cidade do coração que os próximos anos venham cheios de conquistas e realizações. Que possamos desfrutar e cuidar da nossa cidade.

Zion
Luxhoki